— Projeto REA Alentejo
Aumentar a sobrevivência de quercíneas
Objetivo: Aplicar e testar medidas de apoio ao estabelecimento e sobrevivência inicial de sementeira/plantação de sobreiro e azinheira, de baixo custo e de custo mais elevado, em diferentes condições climáticas (simulação de seca) e microclimáticas (exposição solar contrastante).
Metodologia: Estas medidas serão aplicadas em condições climáticas correntes e em situações de seca, que será simulada através da instalação de “abrigos de exclusão de chuva”, que removem 50% da precipitação, de acordo com o protocolo internacional da rede Drought-Net.
Parceiro responsável: FCUL
— Apresentação pública do REA Alentejo no SILARCA 2023
No dia 3 de março, o Festival do Cogumelo SILARCA recebeu a apresentação pública do REA Alentejo. O projeto foi apresentado ao público da Freguesia de Cabeça Gorda, após a abertura oficial do evento, e contou com a presença da ADPM (Associação de Defesa do Património de Mértola) e da Junta de Freguesia da Cabeça Gorda.
Na apresentação, foi explicado que o REA Alentejo é uma iniciativa que tem como objetivo principal o combate à desertificação – um problema bem real na região -, através da rearborização e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo.
A edição de 2023 do SILARCA – Festival do Cogumelo – decorreu de 3 a 5 de março, na Freguesia da Cabeça Gorda.

Consulte aqui o programa oficial
Promotor / Parceiros

Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19
