No passado dia 18 de outubro, sete alunos do 2º ano do Curso Técnico de Gestão do Ambiente do Agrupamento de Escolas nº2 de Serpa, tiveram a oportunidade de explorar o Perímetro Florestal de Barrancos numa visita de campo. A atividade proporcionou uma experiência prática e educativa, com os alunos a terem a oportunidade de instalar bosquetes biodiversos e protetores de regeneração na área, com foco na restauração de ecossistemas semiáridos do sudeste de Portugal.
Esta ação permitiu que os alunos aplicassem conceitos e técnicas aprendidas e realçou a importância das boas práticas para promover o restauro da produtividade agrícola e florestal na região. A visita de campo fez parte integrante do 𝗥𝗘𝗔 𝗔𝗹𝗲𝗻𝘁𝗲𝗷𝗼 – Modelo de reabilitação de ecossistemas para as zonas semiáridas do sudeste de Portugal e reflete o compromisso contínuo da escola em proporcionar oportunidades de aprendizagem significativas para os seus alunos.
O REA Alentejo – Modelo de reabilitação de ecossistemas para as zonas semiáridas do sudeste de Portugal pretende combater a desertificação através da rearborização e de ações que promovam o aumento da fixação de carbono e de nutrientes no solo. O projeto é coordenado pela ADPM e conta com parceiros como a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), a Junta de Freguesia da Cabeça Gorda (JFCG) e a Câmara Municipal de Barrancos (CMB).
Promotor / Parceiros
Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19