Centro de Estudos e Sensibilização
Ambiental do Monte do Vento

O Centro de Estudos e Sensibilização Ambiental do Monte do Vento é uma exploração agro-silvo-pastoril, propriedade da Associação de Defesa do Património de Mértola, com aproximadamente 200 hectares.

Localiza-se a 22 km a norte de Mértola, a 3 km do monumento natural do Pulo do Lobo, e integra o Parque Natural do Vale do Guadiana. Constitui uma reserva de não caça e está certificada em Modo de Produção Biológico.

O Monte do Vento assume-se como uma área experimental, demonstrativa e de sensibilização, onde se desenvolvem estudos e projetos que promovem uma correta gestão e a valorização dos recursos naturais presentes, e conciliam a conservação da natureza com o desenvolvimento sustentado da região.

As intervenções previstas no REA Alentejo beneficiarão os ecossistemas agroflorestais e melhorarão a gestão das pastagens num total de 17,5 hectares. Está também prevista a promoção de habitats ripícolas e controlo de erosão, numa área de 2,5 hectares.

Os objetivos do projeto incluem aumentar o sucesso da sementeira e o estabelecimento e sobrevivência das plantações de quercíneas (sobreiro e azinheira) nos primeiros estádios pós-plantação, através da aplicação de medidas de baixo custo e de custo mais elevado em diferentes condições microclimáticas e sob diferentes condições climáticas, incluindo condições de seca simulada.

rasgo_branco_bottom_2

Área total

200 hectares

Localização

Parque Natural
do Vale do Guadiana

Região

Baixo Alentejo
rasgo_branco_top

Promotor / Parceiros

Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19