Parque Biológico
da Cabeça Gorda
O Parque Biológico da Cabeça Gorda, inserido no Perímetro Florestal da Cabeça Gorda, resulta de um projeto de rearborização iniciado em 1958, com vista à melhoria da qualidade da água e solo como medida de reversão dos impactos de más práticas agrícolas e de pastoreio.
O Perímetro é propriedade da Junta de Freguesia da Cabeça Gorda e ocupa uma área total de 160,4 hectares. Localiza-se no concelho de Beja, a cerca de 1 km da povoação de Cabeça Gorda, e integra a Reserva Ecológica Nacional.
89% da sua área encontra-se arborizada, essencialmente por sobreiro e eucalipto, apresentando também algumas áreas de pinheiro manso e de folhosas diversas.
Pela sua proximidade com a aldeia, o Perímetro é um espaço de referência para o contacto com a natureza, seja através de provas de BTT, passeios micológicos ou outros eventos organizados pela autarquia ou pelo movimento associativo da Cabeça Gorda.
O projeto pretende converter parte da área de eucaliptal a sistema agroflorestal, numa área de intervenção de 15 hectares, promover a beneficiação de ecossistemas agroflorestais em 10 hectares e a recuperação de áreas degradadas através da instalação de faixas de biodiversidade em 0,5 hectares.
Área total
160,4 hectares
Localização
Concelho de Beja
Região
Baixo Alentejo
Promotor / Parceiros
Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19