Centro Experimental de Erosão
de Solos de Vale Formoso
O Centro Experimental de Erosão de Solos de Vale Formoso (CEEVF) foi instalado na Herdade de Vale Formoso, pertencente ao Estado, e surge com o objetivo de testar diferentes práticas e culturas agrícolas, no contexto da conservação do solo e minimização das perdas por erosão hídrica.
A Herdade ocupa uma área total de 74 hectares e localiza-se no nordeste do concelho de Mértola, a cerca de 2 km da povoação de Vale do Poço, e integra o Parque Natural do Vale do Guadiana.
O CEEVF foi instalado no início da década de 60 do século XX por iniciativa do Engenheiro Ernesto Baptista d’Araújo e com financiamento do II Plano de Fomento. Iniciou, assim, um programa de conservação de solo como resposta ao elevado grau de degradação que os solos apresentavam na região, consequência das campanhas de produção cerealífera promovidas pelo Estado Novo.
Desde setembro de 2016, o CEEVF ganhou uma nova vitalidade impulsionada pelo apoio financeiro fornecido pelo CICS.NOVA, sendo, hoje em dia, uma referência a nível europeu e mundial em temáticas como a erosão de solos em áreas agrícolas e a desertificação.
O CEEVF é constituído por um laboratório, 18 parcelas experimentais, e um conjunto de instrumentos meteorológicos fundamentais para a recolha de dados climáticos que permitem a execução de estudos sobre a conservação do solo, com o objetivo de dar resposta aos novos desafios colocados pelas mudanças climáticas.
As intervenções de promoção de regeneração natural e melhoramento e gestão das pastagens incidem sobre uma área de 15,3 hectares.
Área total
74 hectares
Localização
Parque Natural
do Vale Guadiana
Região
Baixo Alentejo
Promotor / Parceiros
Financiado como parte da resposta da União Europeia à pandemia de COVID-19